quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Justiça Restaurativa em debate

Hoje, no auditório do 1º andar do Bloco D-34, o Escritório de Aplicação de Direito (em conjunto com o Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos) promoveu um debate sobre Justiça Restaurativa com a Promotora  Maria Aparecida Mello da Silva, da 1ª Promotoria de Justiça de Colorado, que possui experiência com ações de Justiça Restaurativa com adolescentes, participando inclusive, em Lima, no Peru, do I Congresso Mundial de Justiça Juvenil Restaurativa.


Além dos coordenadores Prof.ª Maria Estela e Prof. Paulo Roberto, estavam presentes professores do Departamento de Direito Público, professores do Estágio de Direito, professores da Psicologia, advogados do SAJ, advogados do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude, acadêmicos do Grupo de Estudos de Soluções Alternativas de Conflitos, acadêmicos de psicologia e o chefe do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Clóvis de Souza.

No debate, a Promotora Maria Aparecida da Silva expôs seu pioneiro trabalho na Comarca de Colorado-PR e discutiu modelos já implementados como o da Justiça Restaurativa em Caetano do Sul, que você pode acompanhar no material abaixo:

MELO, Eduardo. Justiça Restaurativa e Comunitária em São Caetano do Sul


Uma das propostas do Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos da Universidade Estadual de Maringá é adotar um projeto pioneiro no interior do Paraná de Justiça Restaurativa junto ao Poder Público, iniciando com a própria discussão dentro da academia da viabilidade da implementação deste modelo.

Uma segunda reunião-debate foi agendada para 01 de Setembro, as 19h30min, no mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário