quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sobre mediação, por Áureo Simões Junior

Na definição do Presidente da Abrame, Áureo Simões Junior,a Mediação se caracteriza por ser um processo voluntário, no qual uma terceira parte imparcial ( o mediador) ajuda as partes resolverem a disputa ou planificar uma transação, mas não tem poder para impor soluções. Mediadores usam uma variedade de processos. Alguns mediadores usam a abordagem “baseada nos interesses” enquanto outros usam a “baseada nos direitos”. Alguns mediadores são “facilitadores” promovendo somente processos de assistência para negociações e usam a abordagem “baseada nos interesses”.

A mediação facilitativa baseada nos interesses é utilizada nas questões comunitárias, familiares e comerciais e recomenda ao mediador a não utilização de sugestões, no sentido de preservar a neutralidade e para encorajar à parte a controlar os resultados.

Outros mediadores, incluindo muitas mediações trabalhistas e comerciais, usam um estilo “avaliativo”, provendo sugestões ou recomendações. Os processos de mediação avaliativa, baseada em direitos são às vezes similares aos processos de conciliação judiciais.

Outros mediadores podem ser “ativos” intervindo para assegurar que todas as partes estejam representadas e que haja balanceamento de poder, mas mediadores ativistas não devem necessariamente fazer recomendações específicas é utilizada nas questões ambientais e comunitárias nas chamadas mediações “multipartes”.

Outros mediadores se consideram como mediadores “transformativos”, trabalhando pouco com os fatos estabelecidos e mais com a transformação do relacionamento.

Outros, mantém o processo de mediação “narrativo” no qual o mediador é mais um reunidor das partes para a criação de novas possibilidades para o futuro.

Afirma também, Àureo Simões Jr. que existem outros sistemas e modos de resolução pacífica de conflitos, a negociação é um processo no qual dois ou mais participantes tentam chegar a uma solução conjunta no sentido do interesse comum tendo em vista a circunstancia de estarem numa atual ou potencial desavença ou conflito.

Continue lendo no site da Abrame

Nenhum comentário:

Postar um comentário